quinta-feira, 29 de dezembro de 2011
Reportagem no site da Prefeitura de Sjc
O projeto de Campanha de Latinhas que fiz com meus alunos mencionado mais abaixo, foi divulgado no site da Prefeitura de São José dos Campos.
Clique no link abaixo para ver o resultado:
domingo, 24 de julho de 2011
Projeto: Eu, Meu Nome, Minha História
Eixo: Linguagem oral e Escrita
Nível: 1º ano
Duração: 1º Semestre
Ano: 2011
Professora: Tábata Nogueira
*Objetivo Compartilhado:
- Elaboração de um livro encadernado com sua história e uma pasta com os significados dos nomes.
*Objetivos Didáticos:
- Reconhecer seu nome e dos colegas, sabendo identifica-los nas diversas situações do cotidiano.
- Interessar-se pela sua história
- Avançar em seus conhecimentos dentro do sistema de escrita, através da investigação dos aspectos quantitativo e qualitativo ( com quantas e quais letras se escreve)
- Construir um repertório de palavras estáveis a partir da leitura e escrita da sua história.
- Conhecimento da sua história e características
Procedimental:
- Apreciação da sua história
- Valorização da própria produção e a do colega
*Etapas:
Linguagem oral e escrita
- Chamada diária utilizando formas variadas
O.D: O professor ou os alunos, escreverão os nomes na lousa;
Colocar 2 painéis: um com nome(escola) o outro com (casa) onde os alunos deveram colocar as fichas de quem veio a escola e quem ficou em casa
Através de músicas como: A canoa virou, O sapo não lava o pé, Se eu fosse um peixinho...
- Escrever com letras móveis o próprio nome e o dos colegas
O.D: Distribuir um envelope com a sua foto e as letras do seu nome dentro para que monte, depois troca com o colega
- Propor jogos utilizando a escrita do nome
O.D: Entregar a eles, atividades como bingo , cruzadinha, caça-palavras, dominó de nomes para que possam desenvolver
- História do nome
O.D: Cada aluno pesquisa em casa com os familiares, a história de seu nome. Em sala, relata o porquê tem este nome.
- Autorretrato e escrita do nome
O.D: Distribuir para a turma papel e lápis. Cada aluno desenha seu retrato (se possível com a ajuda de um espelho exposto na sala). Escreve seu nome junto ao desenho. Recolhe-se as "fotos" e redistribui-se entre a turma. Cada um tentará adivinhar quem é o dono da foto (pode ser ajudado pelos colegas). O dono da foto se apresenta, diz se gosta ou não do nome, fala algumas coisas sobre si.
- Que letra falta?
O.D: Expor no quadro alguns nomes sem as letras iniciais e, numa atividade posterior as finais. Os educandos registram e depois, completam com as letras que faltam.
O.D: Formar um acróstico com o nome de cada aluno da turma. Cada um vai dizer as qualidades do colega, que serão escritas conforme a letra presente no nome.
Objetivos:
- Conhecer sua história( desde o nascimento)
- Conhecer as partes do corpo
- Diferenciar os órgãos do sentido
- Minha história
O.D: dados de identificação: (a criança, orientada pela professora pesquisará os dados na certidão de nascimento).
• Data de nascimento
•Local de nascimento (hospital e município-estado)
• Médico que fez o parto
• Médico que cuidou de mim ao nascer
• Altura e peso ao nascer
• Data de nascimento
•Local de nascimento (hospital e município-estado)
• Médico que fez o parto
• Médico que cuidou de mim ao nascer
• Altura e peso ao nascer
- Meu corpo e órgãos do sentido
O.D: Valorizar seu corpo, conhecer através de bonecos o corpo da menina e menino e sentir as diferentes sensações que trazemos através dos órgãos do sentido.
Cor dos olhos, dos cabelos, tipo dos cabelos, sexo, olfato, paladar, visão, tato e audição.
Cor dos olhos, dos cabelos, tipo dos cabelos, sexo, olfato, paladar, visão, tato e audição.
- O que serei quando crescer?
O.D: aproveitar o mês de maio – as profissões, o trabalho, para a criança refletir sobre seu futuro
- Pesquisa:
O.D: Árvore genealógica (seu nome, nome dos irmãos, pais, avós paternos e maternos)-ênfase para o uso do alfabeto maiúsculo.
Expôs para as crianças as diversas famílias que podem existir, cada uma conforme sua própria história
Expôs para as crianças as diversas famílias que podem existir, cada uma conforme sua própria história
Matemática
Objetivos:
- Medir a altura e peso
- Identificar quantidades (mais e menos)
- Diferenciar tamanhos
- Meu corpo (Altura, medida e peso)
O.D: altura (trabalhar medidas de comprimento=m-fita métrica, em sala, comparando com os colegas)
peso (trabalhar medidas de peso em sala de aula- balança quilo)
peso (trabalhar medidas de peso em sala de aula- balança quilo)
- Quantidade
O.D: Identificar quantidades de alunos, de letras dos nomes, características, quantas pessoas há na família, etc.
Artes
Objetivos:
- Construir seu autorretrato
- Produzir através de desenho sua família
- Construir uma árvore genealógica com a ajuda dos pais
- Construir seu próprio boneco
O.D: Desenhar como você era antes e como é agora
- Minha Família
O.D: Representar através do desenho como é a sua família
- Árvore Genealógica
O.D: Construir com a ajuda dos pais a árvore genealógica da família
- Construção do boneco
O.D: Em sala de aula ou em casa com o auxílio dos pais, construir seu próprio boneco.
segunda-feira, 31 de janeiro de 2011
Sistema Solar
sexta-feira, 28 de janeiro de 2011
Projeto Lá Vem História...
Este projeto desenvolvi com os alunos do 4º ano, onde estudamos os contos dos Irmãos Grimm e as adaptações feitas pela Disney nas histórias.
A partir desses contos, os alunos criaram a versão deles sobres as histórias.Foi um projeto maravilhoso e contamos com o patrocínio da Editora do Brasil e Ática para desenvolvermos nosso livro.
Trabalhando com os contos de fadas, os alunos constroem e reconstroem significados para as histórias e desenvolvem o prazer da leitura.
Projeto realizado no ano de 2009
Produção das histórias
terça-feira, 23 de novembro de 2010
PROJETO PEDAGÓGICO
Tema: "Adivinhe se puder"
Faixa etária: 6 anos
Eixo: Linguagem oral e escrita
Objetivo compartilhado
Elaboração de um livro encadernado e DVD individual de adivinhas para levar pra casa.
Objetivos didáticos
- Conhecer diversas adivinhas e suas características próprias.
- Produzir textos orais e escritos, a partir das características próprias das adivinhas.
- Avançar em seus conhecimentos dentro do sistema de escrita, através da investigação dos aspectos quantitativo e qualitativo ( com quantas e quais letras se escreve)
- Construir um repertório de palavras estáveis a partir da leitura e escrita das adivinhas.
- Interessar-se por escrever palavras e textos de forma convencional
- Participar de situações reais de leitura e escrita
Para saber mais sobre este projeto clique aqui