Projetos

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Reportagem no site da Prefeitura de Sjc

O projeto de Campanha de Latinhas que fiz com meus alunos mencionado mais abaixo, foi divulgado no site da Prefeitura de São José dos Campos.
Clique no link abaixo para ver o resultado: 

domingo, 24 de julho de 2011

Projeto: Eu, Meu Nome, Minha História

Eixo: Linguagem oral e Escrita
Nível: 1º ano
Duração: 1º Semestre
Ano: 2011
Professora: Tábata Nogueira

*Objetivo Compartilhado:
Elaboração de um livro encadernado com sua história e uma pasta com os significados dos nomes.
*Objetivos Didáticos:
- Reconhecer seu nome e dos colegas, sabendo identifica-los nas diversas situações do cotidiano.
- Interessar-se pela sua história
Avançar em seus conhecimentos dentro do sistema de escrita, através da investigação dos aspectos quantitativo e qualitativo ( com quantas e quais letras se escreve)
- Construir um repertório de palavras estáveis a partir da leitura e escrita da sua história.
 - Interessar-se por escrever palavras e textos de forma convencional
 - Participar de situações reais de leitura e escrita
 - Conhecer sua história e suas características próprias.
 - Produzir textos orais e escritos, a partir das características próprias de sua história.

 *Conteúdos:
 Conceitual:
 - Conhecer a função social do nome
 - Compreensão de que a linguagem oral pode ser representada graficamente através da escrita.
- Conhecimento da sua história e características
Procedimental:
 - Leitura e escrita do seu nome e de seus colegas
 - Produção de textos orais e escritos (História)
 - Identificar suas características
 - Comparar as letras dos nomes, identificando diferenças e semelhanças
 Atitudinal:
 - Valorização do próprio nome como sua identidade pessoal
- Apreciação da sua história
- Valorização da própria produção e a do colega

*Etapas:
Linguagem oral e escrita
- Chamada diária utilizando formas variadas
O.D: O professor ou os alunos, escreverão os nomes na lousa;
Colocar 2 painéis: um com nome(escola) o outro com (casa) onde os alunos deveram colocar as fichas de quem veio a escola e quem ficou em casa
Através de músicas como: A canoa virou, O sapo não lava o pé, Se eu fosse um peixinho...
- Escrever com letras móveis o próprio nome e o dos colegas
O.D: Distribuir um envelope com a sua foto e as letras do seu nome dentro para que monte, depois troca com o colega
- Propor jogos utilizando a escrita do nome
O.D: Entregar a eles, atividades como bingo , cruzadinha, caça-palavras, dominó de nomes para que possam desenvolver
- História do nome
O.D: Cada aluno pesquisa em casa com os familiares, a história de seu nome. Em sala, relata o porquê tem este nome.
- Autorretrato e escrita do nome
O.D: Distribuir para a turma papel e lápis. Cada aluno desenha seu retrato (se possível com a ajuda de um espelho exposto na sala). Escreve seu nome junto ao desenho. Recolhe-se as "fotos" e redistribui-se entre a turma. Cada um tentará adivinhar quem é o dono da foto (pode ser ajudado pelos colegas). O dono da foto se apresenta, diz se gosta ou não do nome, fala algumas coisas sobre si.
- Que letra falta?
O.D: Expor no quadro alguns nomes sem as letras iniciais e, numa atividade posterior as finais. Os educandos registram e depois, completam com as letras que faltam. 
 - Acróstico
O.D: Formar um acróstico com o nome de cada aluno da turma. Cada um vai dizer as qualidades do colega, que serão escritas conforme a letra presente no nome.
 Natureza e Sociedade:
Objetivos:
- Conhecer sua história( desde o nascimento)
- Conhecer as partes do corpo
- Diferenciar os órgãos do sentido
- Minha história
O.D: dados de identificação: (a criança, orientada pela professora pesquisará os dados na certidão de nascimento).
• Data de nascimento
•Local de nascimento (hospital e município-estado)
• Médico que fez o parto
• Médico que cuidou de mim ao nascer
• Altura e peso ao nascer
- Meu corpo e órgãos do sentido
O.D: Valorizar seu corpo, conhecer através de bonecos o corpo da menina e menino e sentir as diferentes sensações que trazemos através dos órgãos do sentido.
Cor dos olhos, dos cabelos, tipo dos cabelos, sexo, olfato, paladar, visão, tato e audição.
- O que serei quando crescer?
O.D: aproveitar o mês de maio – as profissões, o trabalho, para a criança refletir sobre seu futuro
- Pesquisa:
O.D: Árvore genealógica (seu nome, nome dos irmãos, pais, avós paternos e maternos)-ênfase para o uso do alfabeto maiúsculo.
Expôs para as crianças as diversas famílias que podem existir, cada uma conforme sua própria história
Matemática
Objetivos:
- Medir a altura e peso
- Identificar quantidades (mais e menos)
- Diferenciar tamanhos
- Meu corpo (Altura, medida e peso)
O.D: altura (trabalhar medidas de comprimento=m-fita métrica, em sala, comparando com os colegas)
peso (trabalhar medidas de peso em sala de aula- balança quilo)
- Quantidade
O.D: Identificar quantidades de alunos, de letras dos nomes, características, quantas pessoas há na família, etc.
Artes
Objetivos:
- Construir seu autorretrato
- Produzir através de desenho sua família
-  Construir uma árvore genealógica com a ajuda dos pais
- Construir seu próprio boneco
 - Autorretrato
O.D: Desenhar como você era antes e como é agora
- Minha Família
O.D: Representar através do desenho como é a sua família
- Árvore Genealógica
O.D: Construir com a ajuda dos pais a árvore genealógica da família
- Construção do boneco
O.D: Em sala de aula ou em casa com o auxílio dos pais, construir seu próprio boneco.

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011



Sistema Solar

Olha que lindo que os meus alunos do 4º ano fizeram!



sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Projeto Lá Vem História...


 Este projeto desenvolvi com os alunos do 4º ano, onde estudamos os contos dos Irmãos Grimm e as adaptações feitas pela Disney nas histórias.
 A partir desses contos, os alunos criaram a versão deles sobres as histórias.
Foi um projeto maravilhoso e contamos com o patrocínio da Editora do Brasil e Ática para desenvolvermos nosso livro.
 Trabalhando com os contos de fadas, os alunos constroem e reconstroem significados para as histórias e desenvolvem o prazer da leitura.                                                                                           
                                                                            
                                                                  Projeto realizado no ano de 2009

                                          Produção das histórias

                                         Autografando os livros

                                                           Livro       
 

terça-feira, 23 de novembro de 2010



PROJETO PEDAGÓGICO

Tema: "Adivinhe se puder"
Faixa etária: 6 anos
Eixo: Linguagem oral e escrita


Objetivo compartilhado
Elaboração de um livro encadernado e DVD individual de adivinhas para levar pra casa.

Objetivos didáticos
- Conhecer diversas adivinhas e suas características próprias.
- Produzir textos orais e escritos, a partir das características próprias das adivinhas.
- Avançar em seus conhecimentos dentro do sistema de escrita, através da investigação dos aspectos quantitativo e qualitativo ( com quantas e quais letras se escreve)
- Construir um repertório de palavras estáveis a partir da leitura e escrita das adivinhas.
- Interessar-se por escrever palavras e textos de forma convencional
- Participar de situações reais de leitura e escrita

Para saber mais sobre este projeto clique aqui