sábado, 27 de novembro de 2010
quarta-feira, 24 de novembro de 2010
terça-feira, 23 de novembro de 2010
PROJETO PEDAGÓGICO - Adivinhe se puder
PROJETO PEDAGÓGICO
Tema: "Adivinhe se puder"
Faixa etária: 6 anos
Eixo: Linguagem oral e escrita
Turma: 1º ano
Professora: Tábata
Objetivo compartilhado
Elaboração de um livro encadernado e DVD individual de adivinhas para levar pra casa.
Objetivos didáticos
- Conhecer diversas adivinhas e suas características próprias.
- Produzir textos orais e escritos, a partir das características próprias das adivinhas.
- Avançar em seus conhecimentos dentro do sistema de escrita, através da investigação dos aspectos quantitativo e qualitativo ( com quantas e quais letras se escreve)
- Construir um repertório de palavras estáveis a partir da leitura e escrita das adivinhas.
- Interessar-se por escrever palavras e textos de forma convencional
- Participar de situações reais de leitura e escrita
Conteúdos:
Conceituais
- Conhecimento das adivinhas e sua característica própria
- Compreensão de que a linguagem oral pode ser representada graficamente através da escrita
Procedimentais
- Leitura e escrita das adivinhas
- Produção de textos orais e escritos ( adivinhas)
- Memorização das adivinhas
Atitudinais
- Apreciação de adivinhas
- Valorização da cultura popular
- Valorização da própria produção e a do colega
Etapas
- Brincar de adivinhas com as crianças na roda
- Pesquisa de adivinhas diferentes das que brincamos e que façam parte do folclore do " o que é o que é" evitando piadinhas e elaborar com as crianças um bilhete solicitando ajuda dos pais
- Socialização das pesquisas vindas de casa
- Montagem de um mural das pesquisas vindas de casa
- Leitura das respostas das adivinhas
- Escrita das respostas das adivinhas
- Realização de cruzadinhas e caça-palavras
- Leitura das adivinhas em grupo
- Escrita de adivinhas
- Campeonato de adivinhas, dividindo a turma em 2 grupos
- Elaboração do livro
Jogo do castelo
Material: Papel cartão, tabela de 1 a 100, tesoura, canetinha e contact
Como jogar: Conte a história:
Estava tendo um baile no castelo onde muitas pessoas importantes foram convidadas. Como o baile acabou muito tarde, os convidados resolveram pousar no castelo.
Mas aconteceu algo terrível, alguém havia pego algumas chaves dos aposentos, vocè sabe me dizer os números dos aposentos que estão sem a chave?
Professor, tampe alguns números do castelo com papel e peça para a criança dizer que número é aquele que está escondido.
Exemplo: tampe o número 45, a criança terá que ver a sequência numérica para saber o número do aposento que está escondido.
Jogo do ônibus
Material: Caixa de sapato, papel dobradura, cola e durex.
Como jogar: A criança joga o dado e coloca a quantidade que tirou, de tampinhas de garrafa pet dentro do ônibus (que são os passageiros).
Depois que todas as crianças colocarem seus passageiros, peça para que contem quantos passageiros tem no total dentro do ônibus.
Frente - Lateral - Trás
Completo
segunda-feira, 1 de novembro de 2010
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